Criar um aplicativo funcional, personalizado e que ainda consiga gerar lucro é um sonho de praticamente todas as empresas que tentam se destacar na multidão, em um mercado cada vez mais competitivo.
Não é à toa que o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) estima que, até 2017, o mercado de desenvolvimento de aplicativos no Brasil movimente mais de R$ 100 bilhões.
Mas afinal, quanto custa criar um aplicativo?
Resposta rápida: entre 4 mil e 100 mil reais.
Resposta completa: depende.
Os custos envolvidos para criar um aplicativo estão ligados a vários fatores, que incluem desde a sua plataforma (Android, iOS ou Windows Phone) até a complexidade de suas funcionalidades, como integração com outros sites e/ou criação de perfis pelos usuários.
Por isso, definir um preço para criar um aplicativo sem antes fazer algumas perguntas é praticamente impossível.
Quais perguntas são essas?
1. Em qual plataforma o aplicativo vai funcionar?
Atualmente, as plataformas mais utilizadas para a criação de aplicativos são Android, iOS (iPhone e iPad) e Windows Phone.
Aplicativos iOS geralmente são melhores para alcançar um público mais engajado e específico, que utilizam a App Store. Já os aplicativos para Android, por terem um alcance maior, também contam com uma concorrência mais acirrada.
Na dúvida também é possível desenvolver versões universais, que funcionam em todas as plataformas.
2. Como será o login dentro do aplicativo?
Dependendo do objetivo, os usuários podem precisar fazer um login. Nestes casos, este pode ser por e-mail ou redes sociais
O login pelas redes sociais geralmente são mais efetivos e agradáveis ao usuário. Porém essa função requer uma integração mais específica com as mídias sociais, como Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Isso pode aumentar consideravelmente o custo do aplicativo e é por isso que muitas empresas que estão começando a escolher o login por e-mail.
3. Os usuários terão um perfil?
Funcionar como uma rede social, onde cada usuário tem um perfil personalizado, com certeza é um diferencial quando se fala em aplicativos.
Mas ter um perfil significa fornecer informações pessoais, o que pode ser um obstáculo dependendo do público para qual o aplicativo esta sendo desenvolvido.
4. Existirá algum sistema de ranking?
Sistemas de ranking – bastante comuns em aplicativos de classificados – podem variar em complexidade e, portanto, ter um impacto significativo no custo da criação do aplicativo.
5. O aplicativo terá que se conectar com algum website?
Integrar o aplicativo com um website requer a criação de um API (Application Programming Interface), que é a forma com que todos os aplicativos e sites de uma mesma empresa se comunicam entre si.
O custo disso vai depender, basicamente, da capacidade de transmissão de dados e funcionalidades necessárias para que o aplicativo funcione da melhor forma possível.
6. Qual o nível de sofisticação do design
Criar um aplicativo sofisticado, cheio de ícones e botões personalizados necessita de recursos. E não é barato ser bonito!
Sim, sabemos que pode ser difícil ter todas essas respostas, quando tudo o que você tem é uma ideia na cabeça. Por isso te convidamos a entrar em contato com a gente.
A partir de informações mais detalhadas, podemos avaliar com mais precisão os custos envolvidos para criar um aplicativo e então te enviar uma resposta mais sólida.
Quer fazer um orçamento para criar um aplicativo? Clique aqui e faça o nosso teste para descobrir quanto custa criar um aplicativo agora mesmo.