Qual é a diferença entre aplicativo e sistema web?

Muitas desenvolvedoras de aplicativos na hora de montar seu orçamento perguntam: você vai querer um aplicativo que rode em Android, IOS ou via Web?

DevMaker
9 nov 17 · 10 mins
Qual é a diferença entre aplicativo e sistema web?
Você sabia que essa pergunta é decisiva para o planejamento do desenvolvimento da sua ideia?
Cada um desses tipos de aplicativo que estão disponíveis no mercado hoje, exigem um tipo de programação diferente, um layout diferente, uma experiência diferente… Enfim um desenvolvimento próprio.

Nesse artigo a equipe DevMaker reuniu algumas das principais diferenças entre os aplicativos nativos (planejados para rodar em uma app store) e  os  sistemas web.

Os aplicativos nativos são desenhados desde o começo para rodar em uma determinada plataforma, como Android ou IOS, portanto a empresa que for desenvolver consegue mapear e definir em sua equipe quais são os programadores especialistas em cada linguagem. Justamente por ser um aplicativo pensado para um sistema próprio, o nativo é mais rápido, confiável, com um melhor desempenho, maior tempo de utilização por parte dos usuários e tem a possibilidade de funcionar sem uma conexão com a internet. Sem falar que dentro desse ambiente próprio, fica mais fácil de pensar e criar uma experiência para o usuário. É dessa forma que foram desenhados e pensados os aplicativos como Facebook, Twitter, Instagram e tantos outros que usamos no nosso dia a dia.

Aplicativo Mobile


Já o  sistema web não chega a ser um aplicativo real. Na verdade ele está muito mais próximo de ser um site desenvolvido para dispositivos móveis do que um app em si. Assim como o aplicativo nativo, ele pode possuir uma boa experiência para o usuário, mas roda principalmente nos navegadores de web como Google Chrome, Safari, Mozila Firefox, portanto precisa da conexão a internet para funcionar. Apesar de não ocupar espaço na memória do seu aparelho móvel, eles acabam sendo mais lentos justamente por não estarem integrados ao seu sistema operacional. O sistema web é uma ótima escolha quando o seu objetivo é apenas apresentar o conteúdo ou ter uma presença online no mundo mobile, principalmente pela simplicidade de sua programação e adaptabilidade a diversas plataformas, como smartphones, tablets etc. Bons exemplos de empresas que fizeram sistemas mobiles são Google, Hollister e Netshoes.

Se a sua ideia engloba ter esses dois tipos de aplicativo, não tem problema, pois a mesma empresa pode ter tanto um aplicativo nativo quanto um sistema de web. Só lembre-se que isso pode influenciar no preço por conta da quantidade de profissionais que estarão envolvidos nesse projeto.

Quer fazer um orçamento e saber quanto custa criar um aplicativo? Clique aqui e faça o nosso teste para descobrir quanto custa criar um aplicativo agora mesmo.