Geolocalização – Crie um grande negócio com ela

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  • 19 de junho de 2018

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Quando a gente fala em geolocalização, a primeira coisa que venha à nossa mente é o
GPS do carro. Trocando em miúdos, geolocalização é o processo de identificação geográfica de
uma pessoa ou aparelho por meio do processamento de informação digital pela internet.
O que não é tão evidente é o potencial de bons negócios que se escondem sob essa
bandeira, “geolocalização”.
Até mesmo num mercado saturado como o de mobilidade urbana e transporte
inteligente – o da conexão de passageiros e motoristas –, é possível cavar nichos, encontrar
um diferencial interessante, e gerar um bom negócio. O exemplo aqui é prata da casa, o
aplicativo 55, que nós criamos para o serviço 55. O app foi desenvolvido por nós para Android e iPhone.
Tecnicamente falando, o 55 é similar ao Uber ou ao 99 – é uma plataforma de
tecnologia que conecta motoristas com usuários por meio de um aplicativo. Mas o serviço
trouxe diferenciais. Entre as opções de motorista, o passageiro pode escolher se quer que ser
transportado por alguém do sexo masculino ou feminino. A escolha é feita no app. Muitas
mulheres preferem ser transportadas por outras mulheres. Às vezes, os pais preferem que
uma motorista mulher leve os filhos à escola ou ao dentista.
O 55 veio suprir essa demanda do mercado. Desde que foi lançado (por enquanto em
Curitiba e região), em dezembro de 2017, o serviço vem crescendo rapidamente. É um case de
sucesso que nos enche de orgulho. Prata da casa? Ouro, seria melhor dizer.
Quer outro exemplo de app que transformou a geolocalização em bom negócio?
O Postmates.

O app surgiu nos EUA, em 2015, como um sistema inteligente de delivery de comida. O
cliente faz (de casa, do trabalho, ou de onde estiver) um pedido num restaurante que tenha
parceira comercial com o aplicativo, e o motorista/entregador do Postmates (geograficamente
mais próximo do estabelecimento) apanha as iguarias e as entrega no local designado pelo
cliente. No aplicativo, é possível acompanhar o trajeto do entregador, e quantos minutos
faltam para a comida chegar. Em San Francisco e Nova York, muitos dos entregadores usam
bicicleta.
O Postmates expandiu, e hoje faz entrega de virtualmente qualquer mercadoria: roupas,
tênis, compras de supermercado… o que você imaginar.
Diversos concorrentes surgiram na esteira do Postmates, inclusive no Brasil (como
Rappi e o Glovo): aplicativos de serviços que “entregam de tudo”, como um vinho rosé às quatro
da manhã, ou o xampu que faltou às nove da noite. Mas dentro desse “entregar de tudo” ainda
há muito espaço no mercado para serviços nichados. A imaginação é o limite. (Sobre o
Postmates, é uma pena que não possa ser acessado no Brasil, e gera uma antipática mensagem
de acesso negado, no website).
Já o Deliveries, app recentemente lançado, também no mercado norte-americano, permite que você saiba
exatamente estão onde as suas encomendas de FedEx, Amazon, UPS etc. E quantos dias
faltam para serem entregues. É um aplicativo que organiza num só lugar o emaranhado de
informações: múltiplos pedidos e itinerários, múltiplas empresas de transporte de
mercadorias, múltiplos locais de envio, múltiplas datas de recebimento. Mal foi lançado, o app
acabou de ser eleito o melhor “tracker” (rastreador) de mercadorias entre os aplicativos Android, pelo site Android Central.
São casos que servem de inspiração para inovar.
E, claro, nós queremos desenvolver o aplicativo do seu negócio inovador. Queremos ser o
parceiro estratégico na história de sucesso do seu empreendimento.

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